A iniciativa organizada pela Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial de Saúde, surge 10 anos após a primeira comemoração e visa reforçar a importância de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.
A Federação Portuguesa de Cardiologia é a responsável pela dinamização desta iniciativa em diversos municípios de norte a sul do país, entre eles a Nazaré, que celebra a data com uma caminhada pela marginal e uma sessão de ginástica, e Viseu,onde também se realiza uma caminhada, sessões de fitness e rastreios.
A grande quantidade de eventos desportivos que decorrem este domingo têm o objetivo de promover a saúde, privilegiando a prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morbilidade mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.
Recorde-se que as doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano adianta o Ministério da Saúde em comunicado.
Elevados níveis de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo são considerados os principais fatores de risco para contrair uma doença cardiovascular.