O Dia Mundial da Voz, esse importante instrumento de comunicação, volta a assinalar-se a 16 de Abril. Em Portugal, há eventos previsto de norte a sul do país. O Boas Notícias deixa também algumas dicas para manter uma voz saudável.
O Dia Mundial da Voz, esse importante instrumento de comunicação, volta a assinalar-se a 16 de Abril. Em Portugal, há eventos previsto de norte a sul do país que contam com concertos, rastreios e outras iniciativas. Para assinalar o dia, o Boas Notícias deixa também algumas dicas para manter uma voz saudável.
No total, são 25 eventos que animam o país recordando a importância da voz e partilhando dicas para manter uma voz saudável.
Neste dia será inaugurado, no Youtube, o projeto TvVoice, fundado por dois Terapeutas da Fala, oriundos de Portugal e do Chile. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho nas diferentes áreas da Voz, quer a nível científico quer a nível artístico.
Em Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala recebe, no Teatro A Barraca, em Santos, dois convidados especiais para uma conversa com o público – o otorrinolaringologista Luís Antunes e o ator Miguel Martins, que fará a recitação de poemas.
Em Setúbal, no dia 17, decorrem as Jornadas ‘Voz em Prática’ no Edifício Sede, Campus do IPS – Estefanilha. O evento conta com vários especialistas que vão partilhar técnicas para falar em público, métodos para reabilitar a voz apos lesão e outros assuntos. A entrada é livre mas é necessário fazer uma inscrição prévia.
Aveiro tem vindo a assinalar a data com uma série de concertos, desde o dia 14. Na quinta-feira, pelas 14h30, é vez de assistir a um concerto com músicas do século XIX e XX, no Conservatório de Música da cidade.
No Porto, o Hospital de Santo António recebe, quinta-feira pelas 10h, a iniciativa “Como cuidar da sua voz” que conta com divulgação de informação e um momento musical de alunos da Escola de Musica do Porto. No dia 18, pelas 18h, a Escola Superior de Música do Porto realiza um concerto que decorre na sala 210.
Voz reforça identidade e comunicação
Na semana em que se assinala este Dia Mundial da Voz, o Boas Notícias falou com Tânia Reis, terapeuta da Fala na Relicário dos Sons, que deixa aos nossos leitores algumas dicas para manter a voz saudável.
A voz “é um instrumento que tem características pessoais de indivíduo para indivíduo, reforçando a nossa identidade e comunicação”, explica a terapeuta.
Através da voz, conseguimos perceber “certos aspetos da personalidade da pessoa e podemos também perceber estados emocionais, conforme a pessoa está mais calma ou mais nervosa, por exemplo”.
As alterações de voz caracterizam-se por disfonia (rouquidão) ou afonia (incapacidade de projetar a voz). Estes problemas podem ser causados por fatores orgânicos como nódulos, edemas, alterações hormonais ou inflamações.
Mas a voz pode também ser prejudicada por fatores comportamentais, por exemplo quando adotamos “uma postura corporal errada ou fazemos uma má utilização da voz perante uma audiência”.
Professores e formadores são os mais afetados
Os professores e os formadores são as profissões mais afetadas por problemas da voz, mas outras profissões que usam esta ferramenta – cantores, advogados, locutores – também registam problemas recorrentes que afetam o seu desempenho profissional.
De qualquer forma, em qualquer pessoa a utilização da voz tem um papel fundamental já que permite uma “comunicação mais eficaz com os outros, além de reforçar a entoação e o significado das frases”, avisa Tânia Reis.
Na véspera do Dia Mundial da Voz, a terapeuta salienta que é importante “alertar o público em geral para aquilo que podem fazer para prevenir estes problemas uma vez que, se não forem tratadas adequadamente, estas complicações podem causar danos irreversíveis”.
9 dicas para usar a voz em público:
– Articular bem as palavras
– Falar pausadamente
– Usar roupas confortáveis que favoreçam a respiração
– Respirar calmamente e gerir a respiração ao longo do discurso
– Fazer exercícios vocais regulares (orientados por profissionais)
– Ir bebericando pequenos goles de água durante o discurso
– Evitar ingerir alimentos que causam refluxo, que desidratam (como álcool ou café), que prejudicam as mucosas (o chocolate) ou que são demasiado picantes
– Evitar tensão muscular mantendo uma postura correta
– Usar microfone sempre que necessário
Clique AQUI para visitar o site da Relicário dos Sons que, além dos serviços previstos em tabela, realiza rastreios gratuitos nas diferentes áreas de especialidade clínica (terapia da fala, psicologia, entre outras).