O primeiro dia começa com iniciativas viradas para o público infantil, uma vez que a Cozinha Tradicional da Alcaidaria do Castelo vai ser palco dos ateliers “Vamos fazer empreita”, todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 12h00, destinados aos alunos do 1º ciclo.
Todos os dias da semana decorre também a iniciativa “Vamos apanhar frutos secos”, também destinada aos mais pequenos, que vai ter lugar entre as 15h00 e as 17h00, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos.
Já no sábado, dia 17, a Alcaidaria do Castelo volta a ser o palco das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, recebendo, pelas 16h30, a atuação musical do Grupo de Santa Maria.
Da parte da tarde, as atividades são dedicadas aos adultos, com o atelier “TransformA”, sobre de culinária com frutos secos, a decorrer entre as 14h30 e as 17h30, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos, sob a coordenação de Sérgio Relvas.
Com as atividades no Centro Interpretativos dos Frutos Secos, a autarquia pretende divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desativada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998.