Os Jardins da Torre de Belém vão ser o palco das celebrações do Dia Internacional do Yoga em Lisboa, com uma Aula do Yoga aberta à população, de participação livre e gratuita.
A iniciativa tem início hoje às 18:00h e é organizada pela Embaixada da Índia em Portugal, contando com o apoio da Confederação Portuguesa do Yoga e da Câmara Municipal de Lisboa.
Fora de Lisboa, a Confederação Portuguesa do Yoga vai ainda realizar as celebrações nacionais do Dia Internacional do Yoga na cidade do Porto, no dia 24 de junho (domingo), numa iniciativa conjunta com a Embaixada da Índia e a Câmara Municipal do Porto.
Sob o lema “Aumento da Consciência – Sustentabilidade e PAZ”, esperam-se mais de 2000 praticantes nas comemorações do Dia Internacional do Yoga no Porto, transformando esta cidade num dos epicentros mundiais das comemorações oficiais do Dia Internacional do Yoga em todo o mundo.
Este Evento destina-se aos praticantes do Yoga e contará com a presença da Embaixada da Índia em Portugal e do Presidente da Confederação Europeia do Yoga, e igualmente Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, HH Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája (Gr. Mestre Internacional do Yoga Jorge Veiga e Castro).
Recorde-se que o Yoga é Património Cultural e Imaterial da Humanidade e que estas celebrações pretendem contribuir para um dia sem derramamento de sangue em todo o Planeta, e promover a sustentabilidade, a diversidade étnica e cultural e a tolerância inter-religiosa, entre outros, num total de 30 princípios.
Organizado oficialmente em Portugal pela Confederação Portuguesa do Yoga desde 2002, o Dia Internacional do Yoga – junho 21, Solstício de Verão – é desde 2001, uma iniciativa do Guru do Yoga Português, HH Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, tendo sido este Dia Oficializado pela ONU em 2014, por proposta do Primeiro-Ministro da Índia Shrí Narendra Modi