Museus, palácios, monumentos e outros espaços, nomeadamente da Rede Portuguesa de Museus, estão mais uma vez em festa com entrada livre nos dias 17 e 18 de Maio.
Museus, palácios, monumentos e outros espaços, nomeadamente da Rede Portuguesa de Museus, estão mais uma vez em festa. E há iniciativas gratuitas para todo o público, tanto na Noite Europeia dos Museus, a 17 de Maio, como no Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio.
Ao todo, participão mais de 110 espaços patrimoniais do Continente e das Ilhas que disponibilizam cerca de 550 atividades como inaugurações de exposições, concertos de jazz e música erudita, sessões de cinema, peças de teatro e dança, 'workshops' e ateliês educativos para jovens e séniores, sessões de poesia e apresentações de livros, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras.
Em Lisboa, destaque para as visitas noturnas ao Aqueduto das Águas Livres e ao Vale de Alcântara. E também para a extensa programação da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (Amoreiras) que oferece ateliês para as famílias, visitas guiadas e concertos. Também o Museu da Música aposta nos concertos ao vivo de música clássica e jazz, oferecendo outras propostas como quizzes musicais.
Além destes dois espaços, na capital há ainda atividades, por exemplo, no Museu Júlio Pomar, Museu Bordalo Pinheiro, Castelo de São Jorge, Museu do Fado, MUDE – Museu do Design e da Moda, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Museu do Teatro Romano e no Museu da Marioneta.
Descobrir o que é a Estátua de Sileno no Teatro Romano, participar numa oficina de sombras turcas no Museu da Marioneta ou assistir a um recital de poemas com representação no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande), são algumas das outras propostas que os Museus e equipamentos culturais da cidade disponibilizam na festa anual dos Museus.
A programação completa pode ser consultada AQUI.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca