Com a aproximação do Verão torna-se mais imperativo ter mais cuidado com a exposição solar. A prevenção face à ação dos raios ultravioleta é fundamental.
Sem proteção do Sol, a pele está sujeita a efeitos nocivos e irreversíveis, como desidratação, destruição de camadas de pele, queimaduras, rugas, o que provoca um envelhecimento precoce da pele.
Abacate, coco, aloé e karité
Para uma maior proteção e hidratação da pele face à exposição ultravioleta, a EMAC recomenda a aplicação de óleo de abacate e óleo de coco, bons protetores naturais cuja eficácia está entre os 6 FPS e 15 FPS.
Estes óleos essenciais podem ainda ser misturados com Aloé Vera ou Manteiga de Karité, em estado natural ou creme, que são essenciais e importantes para garantir a máxima hidratação da pele.
Tanto a manteiga de karité como o aloé vera são também ótimas bases para cremes pós-solares caseiros, ideais para alturas em que não temos nenhum eficaz à mão, quando aliados com óleos essenciais com propriedades calmantes como é o caso da lavanda.
Dieta para um bronze mais duradouro
André Dourado, diretor da EMAC, refere que “o uso destes produtos naturais é altamente recomendado para todos os tipos de pele, desde bebés a idosos. Não há contra-indicações para a sua aplicação'.
Além destes produtos e soluções naturais também a dieta é também muito importante para a saúde da pele. Há alimentos que contribuem significativamente para a aumentar a proteção da pele contra as radiações, queimaduras e cancro da pele e outros que ajudam a conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro, como explica este artigo do Boas
Os alimentos alaranjados, tais como a cenoura, abóbora, batata doce, manga, meloa, alperce mas também os espinafres e a couve são ricos em pigmentos chamados carotenóides que reforçam a produção de melanina ao mesmo tempo que protegem a pele.
E assim, cuidando da epiderme por dentro e por fora, é possível manter uma pele saudável, perfeita e reluzente todo o ano.