A iniciativa da Fundação José Saramago vai permitir a consulta do original e do caderno de notas de 'Claraboia', o romance de juventude de José Saramago, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro.
Ainda no âmbito das comemorações deste dia, a Fundação José Saramago, que abrirá ao público nos próximos meses em Lisboa, lança esta segunda-feira, às 12h, o primeiro número da revista literária digital Lucerna. A consulta dos originais de 'Claraboia' pode ser feita no PDF da revita, a partir da página 32.
Também estarão disponíveis para consulta o original e o caderno de notas de Claraboia, o romance de juventude que José Saramago deixou inédito até ao fim da vida, tendo sido apenas publicado no final do ano passado.
Dia do Livro pelo país
No Porto, numa iniciativa da Câmara Municipal, são postos a circular nas carruagens do metro 3 livros de grandes dimensões onde as pessoas são convidadas a trocar por palavras os seus pensamentos e as suas ideias, disponibilizando de novo o livro para que outros o façam a seguir.
A livraria Bertrand também vai assinalar o Dia Mundial do Livro e, em Lisboa, propõe que vários escritores portugueses – entre os quais Daniel Sampaio, Isabel Alçada, Leonor Xavier, Inês Pedrosa, Isabel Zambujal e João Tordo – sejam livreiros e aconselham literatura junto dos visitantes.
Em Sintra vai decorrer o programa 'Sintra Para Ler' que inclui recitais de leitura, poemas, flash mob, exposições, dramatizações, contadores de histórias, livros digitais.
No Algarve, concretamente em Loulé, realiza-se na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen o espetáculo Três Contos, pela companhia Ao Luar Teatro.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]