Convocando os artistas que as pintaram, o Museu da Presidência da República cumpre um duplo desiderato: prestar homenagem às cidades que, em cada ano, são escolhidas como cenário das comemorações oficiais do Dia de Portugal e dar a conhecer o universo criativo de grandes nomes da pintura portuguesa.
Em Portugal. Pontos de Fuga são evocadas dezoito cidades capitais de distrito e das Regiões Autónomas, através do olhar de artistas como Almada Negreiros, Carlos Botelho, Cargaleiro, Cruzeiro Seixas, Júlio Pomar, José Silva Barrias, Maluda, Nikias Skapinakis, Nadir Afonso, Graça Morais, Hogan, Vieira da Silva, entre muitos outros.
Simultaneamente, fragmentos de escrita pontuam a exposição, remetendo os visitantes para a representação poética da cidade, através de citações de Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny, José Régio, Ruy Belo ou Alexandre O’Neill.
A exposição, inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no dia 9 de junho, está patente ao público no antigo edifício dos CTT, em Castelo Branco, até ao dia 4 de setembro. A entrada é livre.