Comemora-se, esta segunda-feira, o Dia da Terra. Pelo 43º ano consecutivo, comunidades espalhadas por todo o mundo erguem as suas vozes em nome da necessidade de proteger o planeta e de chamar a atenção dos líderes internacionais.
Comemora-se, esta segunda-feira, o Dia da Terra. Pelo 43º ano consecutivo, comunidades espalhadas por cidades tão díspares como Pequim ou Londres, Nova Iorque ou Joanesburgo, erguem as suas vozes em nome da necessidade de proteger o planeta e de chamar a atenção dos líderes mundiais para problemas como as alterações climáticas ou a destruição da camada de ozono.
As alterações climáticas estão, aliás, em grande destaque neste Dia da Terra. A Earth Day Network, organização responsável pela promoção desta data a nível internacional, escolheu como mote deste ano “A Face das Alterações Climáticas”, tema que serve de base às comemorações.
Ao longo de vários meses, os cidadãos de todo o mundo foram convidados a tornarem-se “repórteres do clima” e a enviarem fotografias de pessoas, animais ou lugares afetados diretamente por este problema ou, em alternativa, retratos de quem tenta fazer algo para o combater.
Veja acima o vídeo de apresentação do “mote” do Dia da Terra 2013
Esta segunda-feira, como forma de assinalar a data, todas as imagens enviadas vão ser mostradas em milhares de eventos nos quatro cantos do planeta, alguns deles próximos de edifícios governamentais nos países com maiores emissões poluentes de dióxido de carbono como forma de alerta.
O amplo conjunto de fotos dos “rostos” das alterações climaticas já pode também ser visualizado online clicando AQUI e partilhado com todos através das redes sociais.
Como é habitual, também o motor de pesquisa Google está a assinalar a efeméride com um dos seus “doodles”. A animação criada para esta ocasião representa um ecossistema ao longo de 24 horas, permitindo aos utilizadores acompanhar os vários momentos do dia – desde o nascer ao por do sol – e o percurso feito pela lua no céu durante a noite.
“Doodle” do Google mostra funcionamento de um ecossistema durante 24 horas
Data começou a ser celebrada nos EUA em 1970
Embora não faça parte das listas oficiais de “dias mundiais” da ONU ou de quaisquer outras entidades internacionais, o Dia da Terra é, habitualmente, celebrado com grande entusiasmo pela população, que o encara como uma data oportuna para, de forma global, incentivar comportamentos mais ecológicos.
Este dia comemorou-se, pela primeira vez, em 1970, como resultado de uma iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson, que procurava protestar contra a poluição e as agressões ao planeta depois de um desastre petrolífero na Califórnia (EUA) no ano anterior.
As primeiras grandes “conquistas” deste movimento foram, entre outras, a criação da Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental, em português), o estabelecimento de legislação destinada à conservação do ambiente e a realização da primeira conferência internacional sobre o meio ambiente, a Conferência de Estocolmo, na Suécia.
Estas iniciativas pioneiras foram acolhidas pelo entusiasmo, à data, pela população norte-americana: no primeiro ano do Dia da Terra, mais de 20 milhões de pessoas juntaram-se em defesa de uma vida sustentável e amiga do planeta. Esta sexta-feira, a Earth Day Network estima que sejam mais de mil milhões.