Hoje é dia de comemorar a Poesia. Em Lisboa, estão agendados vários eventos para esta quinta-feira e para os próximos dias. Cinema, música, exposições, poetas e, claro, poemas, animam a cidade até domingo.
Na quinzena em que celebramos o Dia Mundial da Poesia, a FNAC convida os portugueses a festejar o início da Primavera com um conjunto de eventos dedicados à poesia.
O programa decorre até dia 23 de Março e um ciclo de encontros com poetas e poemas e a projeções de filmes alusivos a alguns dos grandes poetas de sempre, como a película “Florbela”, de Vicente Alves do Ó, que é exibida esta quinta-feira às 18h, na Fnac de Almada.
Poesia invade o CCB
Também o CCB assinala o Dia da Poesia, no domingo (24), com vários eventos. Ruy Belo é o poeta em destaque e a ele são dedicadas a iniciativa Maratona da Leitura e a Exposição/Projecção Documental “Ruy Belo, espelho de poemas”.
Os visitantes podem ainda encontrar, na entrada e recepção do CCB, uma Feira do Livro de Poesia e os mais corajosos dar a conhecer os seus textos preferidos no espaço “Diga lá um Poema”.
A Fábrica das Artes organiza um conjunto de Oficinas e Atividades para todas as idades, e os mais novos estão também convidados a assistir ao espectáculo de teatro musical O Galo Gordo.
Haverá ainda o espaço dedicado à Poesia Latino-Americana, que mais uma vez conta com a colaboração da Casa da América Latina.
Casa Fernando Pessoa inaugura sala multimédia
A Casa Fernando Pessoa celebra o Dia Mundial da Poesia, esta quinta-feira, com a inauguração, às 16h, da sala “Sonhatório/Dreamatorium”, no terceiro piso do edifício, localizado no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa.
O “Sonhatório/Dreamatorium” é um espaço constituído por seis monitores táteis, quatro verticais e dois horizontais com a apresentação da CFP, a cronologia de Fernando Pessoa e a fotobiografia animada do poeta. Os monitos contém também Jogos e excertos dos filmes 'Conversa Acabada' e 'Desassossego', de João Botelho, e excertos de poesia filmada.
No centro da sala encontra-se uma estrutura que vai projetar um pequeno filme com as assinaturas, por mão invisível, dos heterónimos, semi-heterónimos e pseudónimos, de modo a dar a conhecer as desmultiplicações de Pessoa, junto com o áudio de poemas em português e inglês.
Ainda na CFP, às 18:00, atua o projeto Caixa de Pandora, que é constituído por Rui Filipe, no piano, Cindy Gonçalves, no violino, e Sandra Martins, no violoncelo, que apresenta um repertório próprio “que orbita entre os ambientes de paisagens cinéfilas e a escultura sonora de estética contemporânea”. Ambos os eventos são de entrada livre.