A Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) conquistou o prémio de Federação Europeia mais Ativa atribuído pela European University Sports Association (EUSA).
A Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) conquistou o prémio de Federação Europeia mais Ativa atribuído pela European University Sports Association (EUSA). O galardão foi entregue durante uma gala da associação europeia que se realizou no sábado em Zagreb, na Croácia.
Uma vez mais, a federação portuguesa sobressaiu entre os mais de 40 membros associados da EUSA, tendo sido distinguida pela organização de eventos, mas também pela participação e desempenho dos seus clubes nas provas europeias, afirma um comunicado enviado pela FADU ao Boas Notícias.
“É um prazer receber novamente este prémio, especialmente num ano de comemoração dos 25 anos”, confessa Filipa Godinho, presidente da FADU, que, em Abril de 2014, já tinha subido ao palco da EUSA para receber o mesmo reconhecimento e a oportunidade de organizar, em Coimbra, os Jogos Europeus Universitários 2018.
De acordo com a dirigente, o prémio é um reflexo do esforço e trabalho de todos os clubes, associações académicas e de estudantes e dos próprios atletas, técnicos e dirigentes. “Em Portugal, trabalhamos como um grupo, como uma equipa, como uma família e, quando assim é, quando conseguimos trabalhar todos para um objetivo comum, vemos o desporto universitário português reconhecido”, congratula-se Filipa Godinho.
De realçar que a EUSA premiou, também, este ano, o fotógrafo português Nuno Gonçalves, que acompanhou a comitiva de Andebol masculino da Universidade do Minho, com o prémio de “Melhor Fotografia do Concurso da Comissão de Estudantes da EUSA”.
É uma grande honra não só para mim, como também para Portugal. Quero agradecer todo o apoio da FADU e da Universidade do Minho. O desporto universitário português está de parabéns por este prémio, pois foi conquistado graças aos Campeões Europeus Universitários de Andebol da Universidade do Minho”, considera Nuno Gonçalves, que é também professor de judo.
Há quatro anos consecutivos que as universidades portuguesas se veem, também, destacadas pela sua participação e resultados em provas europeias: em 2011, a Associação Académica de Coimbra ganhou o prémio de “Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário” e, em 2014, foi a vez da Universidade do Minho.
Recorde-se que, em Julho de 2014, a comitiva portuguesa participante nos Jogos Europeus Universitários que decorreram em Roterdão, na Holanda, contou com mais de 300 participantes, 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior, que regressaram a Portugal com uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze.
A Gala da EUSA realiza-se anualmente no âmbito da Conferência e premeia os seus membros pelos seus contributos e desempenhos no desporto universitário.