Para contrariar a ideia de perfeição tradicionalmente associada às bonecas "Barbie", um designer norte-americano criou a "Lammily", uma boneca cujo corpo tem dimensões "dentro da média" e que pode ter celulite, acne, estrias ou cicatrizes.
Para contrariar a ideia de perfeição tradicionalmente associada às bonecas “Barbie”, um designer norte-americano criou a “Lammily”, uma boneca cujo corpo tem dimensões “dentro da média” e que pode ter celulite, acne, estrias ou cicatrizes como qualquer mulher normal.
Nickolay Lamm desenvolveu a boneca, com a colaboração de vários colegas, no início de 2014, depois de um processo de financiamento coletivo muito bem-sucedido. Com proporções corporais idênticas à média de uma jovem comum de 19 anos, a “Lammily” distancia-se dos corpos esguios e cabelos platinados das “Barbie”, que muitas vezes a afastam da realidade do sexo feminino.
Agora, e para a tornar ainda mais humana, o designer acaba de lançar um novo conjunto de acessórios: uma série de adesivos que pretendem mostrar que “as diferenças são naturais e bonitas” e que permitem que as bonecas tenham celulite, estrias, acne, tatuagens, cicatrizes, sardas, arranhões, pontos cirúrgicos, entre outras “marcas”.
O objetivo é que as bonecas representem as experiências vividas por muitas meninas, adolescentes e jovens adultas. “Todas as bonecas são iguais. Eu quis transformá-las de uma forma realista”, explica Lamm em entrevista ao BuzzFeed News.
A “Lammily” pode ter estrias ou celulite como qualquer mulher normal
Os adesivos, que podem ser facilmente colocados e removidos de qualquer parte do corpo da boneca, foram concebidos de modo a que todas as raparigas que brinquem com a “Lammily” possam personalizá-la ao seu gosto e de acordo com as caraterísticas com as quais se identificam.
Segundo o designer, estas “imperfeições” não vão ser um obstáculo ao sucesso da “Lammily” – bem pelo contrário. “Acho que o facto de ela não ser perfeita torna mais fácil que haja uma identificação [das raparigas] com a boneca”, defende Lamm, que diz que, embora esta tenha sido concebida para crianças, também poderá interessar a adolescentes.
“Já não sou um adolescente, mas lembro-me de como era e esta boneca parece mais próxima da realidade. Várias crianças destacaram o quão 'real' ela aparenta ser por causa do corpo que tem”, revela. “Quero mostrar que o que está dentro da média pode ser belo”, finaliza o designer.
A “Lammily” e os acessórios estão à venda no site oficial da boneca e a equipa responsável pelo seu desenvolvimento está já a trabalhar em novas ideias. As próximas criações deverão passar por uma linha que “abrace a diversidade” com diversas raças e tipos de corpo e por um conjunto de roupas destinadas às atividades desportivas e às idas à praia.