Um projeto português que expõe "de forma original" as relações entre os políticos e os grandes grupos empresariais nacionais é o vencedor da categoria de Desenho e Movimentos Sociais da Bienal Ibero-Americana de Design - BID 2014.
Um projeto português que expõe “de forma original” as relações entre os políticos e os grandes grupos empresariais nacionais é o vencedor da categoria de Desenho e Movimentos Sociais da Bienal Ibero-Americana de Design – BID 2014 que vai decorrer em Madrid, Espanha, entre os dias 25 e 29 de Novembro.
O trabalho “Um Ecossistema Político-Empresarial”, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) consiste num sistema lúdico de visualização de informação que explora as ligações entre mais de 100 políticos que passaram pelo governo entre 1975 e 2013 e os mais influentes grupos empresariais.
Conforme explica a Universidade de Coimbra, os governantes e ex-governantes nacionais surgem, nesta espécie de “formigueiro” online, representados por insetos cujos formatos e cores variam com os partidos a que pertencem, ao passo que as empresas aparecem identificadas por círculos cinzentos.
Em comunicado, o coordenador do projeto, Penousal Machado, que orientou os investigadores Pedro Cruz e Cátia Costa, explica que o objetivo do mesmo foi “refletir sobre um tema atual e relevante através de uma abordagem invulgar.
“Em vez de produzir uma narrativa clássica ou gerar um emaranhado de gráficos, contamos a história através de um sistema interativo, recorrendo a metáforas visuais. A informação não é explícita e, por isso, estimula o utilizador a explorar várias possibilidades, a refletir sobre o tema e a tirar as suas próprias conclusões”, esclarece Penousal Machado.
O sistema premiado, em forma de site, já soma mais de 140 mil visualizações e foi construído a partir de uma ampla pesquisa e recolha de dados em fontes variadas, entre as quais sites oficiais de partidos políticos, a Wikipedia, páginas pessoais de políticos e a obra “Os Donos de Portugal”.
Clique AQUI para aceder ao site do projeto “Um Ecossistema Político-Empresarial”.