Além do turismo, Portugal é um bom destino para comprar peças de design. Quem o garante é a cronista Rima Suqi, do New York times, num artigo publicado esta semana.
Além das praias e da gastronomia, Portugal é um bom destino para comprar peças de design. Quem o garante é a cronista Rima Suqi, do New York times, que esta semana assina no jornal norte-americano um artigo dedicado ao design nacional.
Portugal é famoso como destino turístico, mas é também um bom destino para “remobilar a casa”, diz a cronista. Acompanhada pelo consultor e curador Frederico Duarte, Rima Suqi percorreu algumas das lojas de design de Lisboa onde se encontram as melhores peças de autor.
A loja Ana Salgueiro, no Chiado, é uma das escolhas apontadas pelo NYT, que pela mão de Frederico Duarte destaca dois candeeiros: um assinado pela Mood e outro desenhado por Marco Sousa Santos, fundador da bienal de Design de Lisboa.
Outra loja recomendada é A Vida Portuguesa, no largo do Intendente, um verdadeiro “tesouro” de peças portuguesas. A cronista destaca, por exemplo, as famosas andorinhas de barro, da casa Bordallo Pinheiro, que decorram o teto.
A cortiça não podia deixar de ser referida, tratando-se de um dos “símbolos de Portugal”, como refere Frederico Duarte. A “elegante” loja Cork & Co, no Bairro Alto, é um dos locais onde se pode encontrar a cortiça reinventada em peças de design, desde acessórios para vinho, a cadeiras, lê-se no texto.
A rematar o artigo, surge a incontornável Vista Alegre, fundada em 1824. No artigo, é destacado o prato Transatlântica desenhado pelo brasileiro Brunno Jahara, no âmbito de uma residência em Portugal promovida pela fábrica.
Embora à primeira vista, o padrão do prato faça lembrar os tradicionais traços dos azulejos portugueses, os desenhos são “na realidade símbolos modernos como um gelado ou uma arma, o que lhe confere uma nova dimensão”, sublinha o curador português.