A Porseg, o maior fabricante português de portas de segurança e corta-fogo, acaba de ganhar um 'Red Dot Design Award', o mais prestigiado prémio internacional na área de design industrial, na categoria de Design de Interiores.
A Porseg, o maior fabricante português de portas de segurança e corta-fogo, acaba de ganhar um ‘Red Dot Design Award', o mais prestigiado prémio internacional na área de design industrial, na categoria de Design de Interiores.
O galardão premeia a empresa pela nova porta corta-fogo “Plano”, considerada uma das melhores propostas apresentadas a concurso na categoria de Design de Interiores em 2013.
O ‘Red Dot Design Award: Product Design’ foi atribuído à nova porta metálica de batente com mecanismos de fecho ocultos que conjuga modernidade e uma elevada resistência ao fogo.
A porta foi desenvolvida durante meio ano, por uma equipa liderada pelo arquiteto João Oliveira que, juntamente com a arquiteta Isabel Rebello de Andrade, integra o departamento I&D. Este departamento, vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e consequente projeção da marca, procura dar resposta às exigentes necessidades do mercado atual.
“À vista (esta porta) tem apenas o puxador e barra anti-pânico e se estiver configurada com uma calha de vedação automática e juntas acústicas e intumescentes, é uma porta que, às aptidões de resistência ao fogo, acrescenta uma elevada capacidade de isolamento sonoro e estanquidade à água”, assinala um dos administradores da empresa, José Guimarães, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
As características técnicas e estéticas da inovadora “Plano” impressionaram os 37 jurados da competição deste ano, que tiveram de apreciar 4.662 trabalhos, divididos por 19 categorias, submetidos a concurso por 1.865 concorrentes, de 54 países, entre produtores, designers e arquitetos.
Com 173 anos de existência – foi criada como João Tomás Cardoso & Filho, Sucessores, Lda. em 1840 –, a Porseg faturou cerca de 10 milhões de euros no ano passado, em boa parte provenientes do mercado angolano onde opera desde 2005.