O edifício da Arriva Portugal, em Guimarães, está entre as infraestruturas mundiais de transportes públicos com melhor 'design'. A obra arquitetónica do português Ricardo Vieira de Melo foi distinguida pela revista internacional Design Curial.
O edifício da Arriva Portugal, com sede em Guimarães, está entre as infraestruturas mundiais de transportes públicos com melhor 'design'. A obra arquitetónica, da responsabilidade do português Ricardo Vieira de Melo, foi distinguida pela Design Curial, uma das revistas internacionais de maior destaque no âmbito do design, da arte e da arquitetura.
O imóvel conquistou o 3.º lugar num “top 10” divulgado pela Design Curial, que, no seu site oficial, explica que o mesmo foi construído “para solucionar determinadas dificuldades logísticas da companhia de transportes públicos Arriva” e destaca “o seu aspeto compacto e, simultaneamente, espaçoso”.
Entre as caraterísticas salientadas pela entidade estão, também, o revestimento de vidro lacado da área de escritórios, que “melhoram a observação da paisagem e, ao mesmo tempo, incentivam a entrada de mais luz”, bem como a preocupação do arquiteto português com a redução da poluição sonora, conseguida com o afastamento da zona de manutenção das habitações ao redor.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Câmara Municipal de Guimarães explica que este edifício, inaugurado em 2010, foi construído pela empresa vimaranense Combitur, centralizando, no mesmo espaço, “as áreas administrativas, oficinas e manutenção e aparcamento de autocarros”.
Além disso, o imóvel, com mais de 3.000 metros quadrados, foi edificado no sentido oposto às construções existentes, permitindo “controlar o ruído produzido nas oficinas de modo a não perturbar os vizinhos, libertando ao mesmo tempo espaço para o parqueamento de 96 autocarros”.
Para a autarquia, a infraestrutura “é já uma referência no que diz respeito ao seu impacto paisagístico e eficiência ambiental”, facto agora confirmado pelos elogios que lhe foram dirigidos pela Design Curial, “conhecida pela publicação de opiniões fortes e pensamento crítico aplicado”.
Fundada em 1983, a revista Design Curial, distribuída a nível mundial, é dirigida a profissionais e não-profissionais, debruçando-se, em especial, sobre as áreas do design e da arquitetura.
Clique AQUI para conhecer todos os edifícios distinguidos pela Design Curial (em inglês).