Começou no passado domingo mais uma edição da World Solar Challenge, uma prova que decorre no deserto australiano. Em competição estão 37 carros movidos a energia solar que têm de percorrer uma distância de três mil quilómetros no espaço de três dias.
De dois em dois anos o deserto australiano recebe a visita de carros inovadores que correm unicamente com a energia do sol. Os participantes têm de percorrer a distância que separa Darwin de Adelaide. Durante o desafio existem sete pontos de paragem, onde são recolhidas informações sobre o tempo e sobre a posição de cada um na corrida.
A 11ª edição do Veolia World Solar Challenge teve início no domingo e até ao momento tudo indica que a equipa vencedora vá ser a da Universidade de Tokai, no Japão. Em segundo lugar permanece, segundo resultados divulgados pela organização, a equipa holandesa Nuon e em terceiro está a Universidade de Michigan. A Universidade de Tokai foi a vencedora da edição de 2009.
As 37 equipas que iniciaram a prova representam 20 países de todo o mundo. No fim do primeiro dia, 12 participantes foram eliminados, por não chegarem a tempo ao checkpoint de Katherine. Para aceder à lista de classificação mais recente clique aqui.
A competição ocorre desde 1999 e os veículos têm sofrido desde então uma evolução.