De acordo com o comunicado divulgado na passada quarta-feira pelo museu, a recente descoberta das paredes da galeria e do pátio do teatro, ainda preservadas em bom estado, foi uma grande surpresa para toda a equipa de arqueólogos.
As escavações integram um projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde Outubro passado, com o objetivo de restaurar aquela zona histórica da cidade. Embora grande parte do local continue ainda por descobrir, este achado vem trazer um incentivo extra aos trabalhadores na busca de novos elementos do Curtain Theatre.
Um membro do Plough Yard Developments, organismo detentor das áreas em escavação, referiu que “esta é uma das descobertas mais significativas dos últimos anos acerca de Shakespeare”. Apesar de ser de conhecimento geral que o teatro tinha sido o primeiro palco das peças do autor britânico, não se sabia qual a sua localização exata nem qual o seu aspeto.
As propostas de preservação das ruínas do teatro deverão ser apresentadas entre hoje, 8 de Junho, e amanhã, 9 de Junho. Prevê-se que o local venha a ser aberto ao público e a integrar o programa do Festival Mundial de Shakespeare, celebrado na capital do Reino Unido até ao mês de Novembro.
O Curtain Theatre foi fundado no ano de 1577 e acolheu a companhia de teatro de Shakespeare, Lord Chamberlain’s Men, entre 1597 e 1599. Sabe-se que deixou de funcionar perto do ano de 1622 e que acabou por desaparecer. As recentes descobertas são uma porta aberta para a sua história.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]