Um piano descoberto na cidade alemã de Baden-Baden poderá ter sido utilizado pelo famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart, aquando da sua estadia em Estrasburgo, na segunda metade do século XVIII.
As suspeitas de que este poderia ser um piano já tocado por Mozart surgiram quando o seu atual proprietário, Martin Becker, o colocou à venda num leilão na Internet.
Um especialista em história da música terá avaliado o piano datado de 1755, tendo afirmado que este apresentava muitas semelhanças com um outro piano que Joseph Haydn – um compositor contemporâneo de Mozart – toca num quadro histórico localizado em Viena.
A história foi avançada pela rádio pública alemã SWR, esta quinta-feira. Segundo este meio de comunicação, o piano poderá ter um valor incalculável, caso todas as suspeitas se venham a confirmar.
A leiloeira britânica Christie’s confirmou que o cordofone agora descoberto é um dos oito pianos de martelo conhecidos que foram construídos por um maestro pianista em 1775, na localidade alemã de Zweibrücken.