No caso de RR245, descoberto pelo observatório Mauna Kea, no Havai, são necessárias 18,5 horas para a luz solar chegar à sua superfície. No ponto mais distante da sua órbita chega a estar a 19 milhões de quilómetros do Sol. Os dados são surpreendentes para as suas dimensões: o pequeno planeta tem apenas 700 quilómetros de diâmetro.
Muito ainda permanece por descobrir em RR245. As suas origens e a evolução da sua órbita permanecem um mistério. No entanto os cientistas consideram haver condições de estudo no seu tamanho e luminosidade.
Michele Bannister, da Universidade de Victoria na Colúmbia Britânica, uma pós-doutorada envolvida no projeto, diz que "os mundos gelados para lá de Neptuno ajudam-nos a descobrir a história do nosso Sistema Solar. Mas quase todos esses mundos gelados são dolorosamente pequenos e frágeis: é realmente excitante encontrar um que seja suficientemente grande e luminoso para que o possamos estudar em detalhe".
Tecnicamente o astro foi descoberto em 2015, mas foi só em Fevereiro deste ano que os investigadores o avistaram pela primeira vez, enquanto estudavam os registos de imagens do Outer Solar System Origins Survey (OSSOS), captadas em Setembro de 2015.
Notícia sugerida por Elsa Martins