Um raro manuscrito codificado de Leonardo da Vinci foi descoberto entre outros documentos numa biblioteca de Nantes, em França, 130 anos depois de ter sido incluído num lote de 5 mil manuscritos doados por Pierre-Antoine Labouchere, um famoso coleccionador, em 1872.
O texto está escrito da direita para a esquerda, uma técnica recorrente usada por da Vinci que permite que a sua leitura seja apenas possível usando um espelho. O manuscrito encontrado mede 10cm sobre 20cm e especialistas estão agora a tentar decifrá-lo.
“Está escrito em italiano do séc.XV e possivelmente em outras línguas”, esclarece o responsável da biblioteca de Nantes, Agnes Marcettau, citado pela BBC.
Este manuscrito é o segundo documento raro e valioso encontrado no meio da colecção de Labouchere depois de, em 2008, ter sido localizada uma partitura do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos cientistas e artista mais importante da época renascentista. É autor de obras-primas como o quadro de Mona Lisa, em exposição no Museu do Louvre, em Paris.
Foi ainda um visionário sendo conhecidos esboços de aparelhos que desenhava como um protótipo de uma máquina voadora semelhante aos helicópteros de hoje em dia.