Um fresco datado de 1727 foi descoberto na Capela do Pretório, Passo da
Segundo disso ao Boas Notícias o padre Manuel Pires Bastos, a descoberta desse fresco resultou do trabalho de restauro que o artista Marcos Muge está a realizar no interior da Capela do Pretório desde o final de Novembro de 2011.
“Trata-se de uma pintura em tons de azul primitivo, meramente decorativa e sem figuras, que valoriza ainda mais o riquíssimo património artístico das 7 capelas dos Passos de Ovar”, salientou o pároco.
O padre Manuel Pires Bastos explicou também ao Boas Notícias que a pintura se “reveste de uma maior importância por apresentar a data de 1727, documentando a época da construção daquela Capela” que já se supunha ser anterior, em algumas dezenas de anos, às restantes seis capelas dos Passos.
Segundo o responsável da paróquia, o fresco estava na parede do fundo da capela, por detrás da imagem do Senhor dos Passos, que estava revestida de corticite pelo que foi fácil remover a “desastrada aplicação”.
Já em Abril, o artista tinha afirmado a suspeição da existência destes frescos, que agora se confirmou. Marcos Muge, com formação em conservação e restauro, vai agora proceder à recuperação do mural.
Sublinhando que “os Passos de Ovar, com as suas 7 capelas que são únicas no país, se encontram num estado bastante deteriorado, sobretudo ao nível da talha barroca”, o padre espera que as obras de restauro – por enquanto programadas apenas para a Capela de Pretório – sejam “alargadas a todas as capelas”.
Clique AQUI para conhecer o percurso turístico das Capelas dos Passos de Ovar.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]