De acordo com a agência Lusa, os desenhos e as pinturas foram encontradas no “Fundo Peterzano”, local instalado no castelo e relacionado com o pintor Simone Peterzano em cuja casa Caravaggio se iniciou na pintura. A agência noticiosa Ansa revela que as conclusões resultam de uma pesquisa levada a cabo por um grupo de peritos italianos.
Os investigadores, liderados por Maurizio Bernardelli Curuz e Adriana Conconi Fedrigoli, têm tentado, nos últimos dois anos, seguir o percurso de Caravaggio, em Milão.
O Fundo Peterzano possui 1.378 desenhos de Simone Peterzano e de seus alunos, incluindo Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio (1571 -1610). Caravaggio foi aluno de Peterzano na adolescência e trabalhou em seu ateliê entre 1584 e 1588.
“Era impossível Caravaggio não ter deixado nenhum testemunho da sua estadia no ateliê de Peterzano, um dos artistas mais famosos e cobiçados da época”, salientou Maurizio Curuz. Esta descoberta vem assinalar um novo passo na reconstrução da primeira fase da carreira do pintor milanês.
As obras descobertas foram avaliadas em cerca 700 milhões de euros. O valor obtido foi calculado a partir de um preço médio de sete milhões de euros por pintura, aquele que tem sido praticado nos leilões mais recentes.
Clique AQUI para ver as fotos das obras do jovem Michelangelo Merisi da Caravaggio divulgadas pela Ansa.
[Noticia sugerida por Elsa Martins]