Esta quarta feira, sessenta jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência fizeram o seu batismo de surf em Peniche, na praia dos Supertubos, onde decorria uma prova do campeonato mundial da modalidade. A iniciativa foi promovida pel
Esta quarta feira, sessenta jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência fizeram o seu batismo de surf em Peniche, na praia dos Supertubos, onde decorria uma prova do campeonato mundial da modalidade. A iniciativa foi promovida pela FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade.Os participantes têm idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos de idade e pertencem a instituições dos concelhos de Estremoz, Oliveira de Azeméis, Peniche, Cascais, Azambuja, Nazaré e Sintra.
A prática de desportos aquáticos – não só o surf, mas também a natação – tem sido apontada como uma atividade bastante benéfica para a saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, tal como sublinha Joaquim Pequicho, da FENACERCI.
“[A prática de surf] traz benefícios ao nível da reabilitação física e do ponto de vista da integração social e contacto com a natureza”, refere o responsável, em declarações ao Correio da Manhã.
Pedro Lima, conhecido ator da televisão portuguesa e praticante da modalidade desde jovem, esteve presente na iniciativa da FENACERCI. “Basta olhar para o sorriso deles para perceber que está a ser uma experiência muito intensa”, comentou.