A Deco analisou 135 municípios e 405 tarifários avaliando a tarifa fixa que é aplicada a cada um dos serviços que vêm na fatura da água (água, saneamento e resíduos sólidos) e a tarifa variável aplicada para um consumo de água de 10 metros cúbicos mensal.
Com esses dados, o estudo revelou que Mora [distrito de Évora] Mora bate os recordes no campo dos municípios com uma fatura ao menor custo: 103,68 euros. No município mais caro, a média anual para os mesmos consumos é de 501 euros.
O estudo da Deco concluiu ainda que 32 municípios não aplicam o tarifário social para famílias com carências económicas.
Quanto se pode poupar?
Quanto à origem destas "injustiças" sobre o preço de um bem essencial, a Deco aponta ao dedo à reorganização das agregações dos sistemas de abastecimento multimunicipais, iniciada em 2015, e às concessões.
Para ajudar o consumidor a reduzir a fatura e a detetar irregularidades, a Deco lançou, este mês, um simulador e um mapa que agrega dados de cada município. O microsite oferece ainda dicas de poupança para aplicar em casa no dia-a-dia.