A Deco considerou dois cabazes. Um com 100 produtos de caraterísticas definidas, destinado a quem privilegia as marcas e que representa o consumo de uma família média portuguesa. O cabaz 2 inclui 81 produtos e representa quem opta pelo preço mais baixo.
De acordo com nota oficial, a Deco conclui que o Intermarché de Torres Novas é o local mais em conta para encher o cabaz 1. Seguem-se o Jumbo de Vila Nova de Gaia e o Intermarché de Guimarães. A terceira posição é ocupada por mais três Intermarché: Albufeira, São João (Ovar) e Mafra.
No cabaz 2, as lojas de desconto e os hipermercados são a melhor escolha. O Aldi destaca-se por conquistar o lugar cimeiro ao Minipreço, que se encontra este ano em segundo. O Continente é a terceira melhor escolha.
Nas duas ilhas dos Açores visitadas, o Modelo mantém a soberania em todos os cabazes e subcabazes. Apenas nos frescos o Solmar consegue ser concorrência à altura.
Já no Funchal, a cadeia Hiper Sá é a melhor opção para o cabaz 1 e mercearia e drogaria. Para os frescos e cabaz 2, o Modelo e o Pingo Doce apresentam preços mais baixos, respetivamente.
Lisboa, Porto, Beja, Santarém e Viseu são os distritos onde os preços variam mais. Por exemplo, quem se abastece no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, pouparia 812 euros por ano, se comprasse os mesmos produtos no Jumbo situado na mesma cidade.
Pode consultar por distrito e localidade mais informações sobre onde comprar e poupar mais nas suas compras mensais na ferramenta disponibilizada pela Deco clicando aqui.