Os vinhos portugueses voltaram, esta terça-feira, a brilhar no plano internacional. Os produtores vinícolas nacionais conquistaram mais de 300 medalhas na 11.ª edição dos Prémios Decanter, entregues em Londres, Inglaterra.
Os vinhos portugueses voltaram, esta terça-feira, a brilhar no plano internacional. Os produtores vinícolas nacionais conquistaram mais de 300 medalhas na 11.ª edição dos Prémios Decanter, entregues em Londres, Inglaterra, pelo júri da prestigiada revista especializada com o mesmo nome.
O grande premiado português da competição foi o vinho 'vintage' Madeira Malmsey 1988 da Blandy's, que arrecadou o Prémio Internacional de Melhor Vinho Fortificado acima das 15 libras (19 euros).
De acordo com a Lusa, o 'vintage' Frasqueira da Blandy's foi premiado graças à sua “complexidade e frescura”. Antes de a vitória estar assegurada, os jurados da Decanter precisaram mesmo de uma prova adicional para desempate com outro dos nove concorrentes ao título, oriundos de Portugal, Espanha, França, Grécia e Nova Zelândia.
“É um prémio especial porque é atribuído por um júri independente e isso dá-nos prestígio junto dos nossos clientes, que procuram vinhos respeitados e distintos”, explicou àquela agência noticiosa o responsável de marketing da Fells, importador do Blandy's para o Reino Unido, Mark Symonds.
No total, e na categoria de prémios regionais da Decanter World Wine Awards, a publicação atribuiu aos vinhos portugueses mais de 300 medalhas, entre elas 18 medalhas de ouro e 106 de prata. Apesar do sucesso, o número de galardões foi, este ano, inferior ao de 2013.
O concurso anual promovido pela revista atribuiu, em 2014, 10.455 medalhas a vinhos de todo o mundo. A escolha dos premiados coube a um painel de jurados composto por críticos e escanções internacionais que participaram em provas cegas organizadas de acordo com o país, região, cor, casta, estilo, vintage e preço.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes