Os bailarinos profissionais portugueses Nuno Sabroso e Daniele Oliveira conquistaram o bronze no campeonato do mundo de Dança Desportiva em Cadeira de Rodas, ao garantirem o terceiro lugar na Continents Cup, que decorreu na Rússia.
Os bailarinos profissionais portugueses Nuno Sabroso e Daniele Oliveira conquistaram o bronze no campeonato do mundo de Dança Desportiva em Cadeira de Rodas, ao garantirem o terceiro lugar na Continents Cup, que decorreu em São Petersburgo, na Rússia, nos dias 8 e 9 de Setembro.
Os dois atletas nacionais, que integram o projeto português “Dança sobre Rodas”, sedeado no Vitória Futebol Club de Setúbal e criado em 2010, concorreram na categoria Combi Latin Class 2 com outros 18 pares, dos quais cinco eram do país anfitrião.
Esta não é a primeira vez que Nuno e Daniele brilham no estrangeiro. Os dois portugueses representaram, pela primeira vez, a bandeira nacional neste tipo de competições em 2011, tendo vencido o concurso Dance Festival XII Platja D'aro, em Espanha, e conquistado o quarto lugar na competição Holland Dansspektakel, na Holanda, e o quinto lugar na Continents Cup, na Rússia.
A modalidade de dança em cadeira de rodas não integra os jogos paralímpicos, mas é reconhecida pelo Comité Paralímpico Internacional, pelo que os atletas que representam os 22 países em que a modalidade é praticada – Portugal, Inglaterra e Holanda, por exemplo – competem anualmente em vários campeonatos internacionais tutelados por aquele organismo.
Atualmente, Nuno Sabroso e Daniele Oliveira encontram-se no terceiro lugar do “Ranking Mundial 2012” do Comité Paralímpico Internacional e, graças ao desempenho que os dois portugueses obtiveram na Rússia, é possível que venham a subir de posição com a atualização da lista.
Embora a dança em cadeira de rodas seja uma modalidade adaptada ainda pouco conhecida em Portugal, o projeto em que estão envolvidos tem também por objetivo divulgar e implementar no nosso país esta prática desportiva.
Para além de continuar a apoiar a participação dos bailarinos portugueses nas competições internacionais de dança em cadeira de rodas, o projeto “Dança sobre Rodas” pretende criar, já no próximo ano, a Associação Portuguesa de Dança Desportiva em Cadeira de Rodas, implementando aulas regulares e workshops da modalidade nas regiões de Lisboa e setúbal.