Cinco bailarinas portuguesas alcançaram o primeiro lugar na categoria de Ballet Clássico no Campeonato Mundial de Dança deste ano. O prémio foi atribuído no passado dia 29 de Junho na Áustria, país onde decorreu a prova.
Cinco bailarinas portuguesas alcançaram o primeiro lugar na categoria de Ballet Clássico no Campeonato Mundial de Dança deste ano. O prémio foi atribuído no passado dia 29 de Junho na Áustria, país onde decorreu a prova.Ana Oliveira, Maria Eduarda, Ana Margarida, Catarina Paiva e Beatriz Lopes foram as vencedoras da competição de Ballet Clássico. Naturais da Póvoa de Varzim, as campeãs levaram Portugal à mais importante competição de dança e conseguiram trazer uma medalha de ouro para o país, sensação que descrevem como “espetacular e indescritível”.
De acordo com a SIC Notícias, as bailarinas lusas abdicaram de muito para conciliarem os estudos e os exigentes treinos diários de modo a conseguirem levar a coreografia até à Áustria. Praticar intensiva e regularmente é a chave do sucesso, sublinhou uma das dançarinas, afirmando que “no ballet é preciso trabalhar tudo para que no final o resultado seja perfeito”.
A diretora técnica e artística do grupo, Joana Rios, salientou, em declarações à SIC Notícias, que a apresentação de dança levada até ao campeonato é caraterizada por “passos com muita alma e muitas contrações”. Com influências neoclássicas e moderno-contemporâneas, a coreografia foi complementada por um visual sombrio, pouco habitual no ballet clássico, mas que compôs o cenário fotográfico.
O prémio foi atribuído numa gala na Áustria, na qual estiveram presentes dois mil participantes vindos de 25 países de todo o mundo. O Campeonato Mundial de Dança, de nome original Dance World Cup, decorre, todos os anos, em cidades diferentes. A cidade portuguesa de Faro acolheu a prova no ano de 2006. [Notícia sugerida por Elsa Martins, Raquel Baêta e Alexandra Luís]