A organização do Your Film Festival divulgou hoje, 1 de Agosto, a lista dos dez melhores filmes, avança a Agência Lusa. Entre eles está a curta-metragem de realização lusa que não só superou a primeira fase, que contou com 15 mil candidatos, mas também a segunda que incluiu 50 semifinalistas.
A produção portuguesa vai a Veneza, no âmbito do festival de cinema daquela cidade, onde será exibida e avaliada por um júri internacional composto por vários especialistas, entre os quais o realizador Ridley Scott e o ator Michael Fassbender. Um financiamento de 400 mil euros para a produção de uma longa-metragem é o prémio que aguarda o vencedor.
“É muito bom, é fantástico poder ir a Veneza”, afirmou Bernardo Nascimento, frisando que independentemente de ganhar ou não, a ida ao festival é, já por si, uma recompensa devido à presença de vários profissionais de cinema, produtores e realizadores com os quais é possível estabelecer contacto.
No mesmo evento, cujo início está marcado para 29 de Agosto, Bernardo Nascimento apresentará o projeto da sua primeira longa-metragem, intitulada “Ocean Size”. O filme pretende adaptar um livro do autor escocês Adam Dewar e, caso avance, deverá ser rodado na escócia e na ilha da Madeira, local de onde são naturais os mais do realizador luso.
“North Atlantic”, a estreia de Bernardo nas lides da realização, estreou em 2010 no Festival de Cinema de Londres tendo, desde então, percorrido vários certames internacionais e arrecadado diversos prémios. Inspirada em factos verídicos, a história, com duração de 15 minutos, conta a relação que se estabelece ente um piloto escocês e um controlador aéreo dos Açores, perante a iminência de um desastre.
Com 36 anos, Bernardo Nascimento vive, atualmente em Londres. O português quer, agora, lançar-se por sua conta, depois de vários trabalhos como assistente de realização de cineastas nacionais e internacionais, entre os quais José Fonseca e Costa, Manoel de Oliveira e Carlos Coelho da Silva.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Elsa Martins]