A curta-metragem "Alfama", realizada pelo português João Viana, acaba de conquistar mais um prémio internacional. Desta vez, o filme conquistou o prémio "Amadis du Meilleur Montage" durante a 5ª edição do Festival do Filme Lusófono e Francófono de Mo
A curta-metragem “Alfama”, realizada pelo português João Viana, acaba de conquistar mais um prémio internacional. Desta vez, o filme conquistou o prémio “Amadis du Meilleur Montage” durante a 5ª edição do Festival do Filme Lusófono e Francófono de Montpellier, que decorreu em França no início deste mês.
“Alfama”, produzido pela Papaveronoir Filmes, foi lançado em 2011 e é um filme sem diálogos onde o som conta, literalmente, uma história, rodado a bordo de um comboio Alfa Pendular, entre Lisboa e o Porto.
A película é interpretada por Inês Fouto, Paulo Herbert e João Baptista nos principais papéis, contando ainda com uma participação especial da artista Carminho, responsável pelo fado “Escrevi teu nome no Vento”.
O filme de João Viana foi o único com assinatura portuguesa a ser premiado no evento, durante o qual foram apresentadas mais de uma centena de obras. França, Brasil, Bélgica e Canadá foram outros dos países galardoados.
Este é o 10º galardão internacional arrecadado por “Alfama”, sendo que a curta já esteve, até ao momento, presente em mais de 50 festivais de cinema a nível mundial.