O filme "Bela Vista", de Filipa Reis e João Miller Guerra, venceu o prémio de melhor curta-metragem no 17º Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (FIDOCS).
O filme “Bela Vista”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, venceu o prémio de melhor curta-metragem no 17º Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (FIDOCS).
A escolha do documentário português deve-se à “assombrosa capacidade de capturar, através da observação, a poética quotidiana da realidade”, escreve o júri no site oficial do Festival.
“Bela Vista” conta a vida no bairro homónimo, em Setúbal. O argumento é assinado por Filipa Reis e João Miller Guerra, contando ainda com a colaboração de Pedro Pinho, o realizador que dirigiu naquele bairro o filme de ficção “Um fim do mundo”.
Filipa Reis e João MIller Guerra são os autores de produções como “Cama de Gato”, “Orquestra Geração” e “Nada Fazi”.
Em 2010, ao lado de Nuno Baptista, criaram o premiado “Li Ké Terra” e, em Maio deste ano, estrearam nos cinemas a curta “Fragmentos de uma observação participativa”, que faz um retrato da imigração no feminino, baseado nas histórias de três mulheres imigrantes.
“Bela Vista” foi também exibida o ano passado no Festival DocLisboa e conta com meia hora de duração.
Veja acima o trailer da curta-metragem agora premiada
O FIDOCS foi fundado em 1997 por Patricio Guzmán, o mais célebre realizador de documentários do Chile, autor de conhecidas películas como “La Batalha de Chile”, “Salvador Allende” e “Nostalgia de la Luz”.
Desde então, o festival tem vindo a realizar-se todos os anos, sem interrupções, assinalando, em 2013, a sua 17ª edição.
Clique
AQUI para conhecer os restantes premiados nas 13 categorias do 17º Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile.
Comentários
comentários