É possível que se lembre da história de Sofia Mesquita, uma portuguesa que se cansou de (des)esperar em busca de trabalho e decidiu criar um currículo criativo em vídeo. Cerca de seis meses depois, o esforço desta jovem licenciada compensou.
É possível que se lembre da história de Sofia Mesquita, uma portuguesa que se cansou de (des)esperar em busca de trabalho e decidiu criar um currículo criativo em vídeo – uma simulação de uma página no Facebook desenhada à mão – que fez sucesso nas redes sociais. Cerca de seis meses depois, o esforço desta jovem licenciada compensou. Sofia conseguiu um emprego e espera agora poder ser um exemplo para outros na mesma situação.
por Catarina Ferreira
O anúncio foi feito pela própria ao Boas Notícias e chegou carregado de satisfação. “Sinto-me principalmente aliviada, sinto-me feliz e sinto que o esforço e a criatividade foram compensados”, confidencia Sofia Mesquita. “Finalmente tenho um emprego, adoro o que faço e adoro o sítio onde trabalho”, congratula-se a jovem que, desde Março, está a trabalhar como Community Manager na empresa Live Content.
A alegria é evidente no discurso de Sofia, que tem, neste momento, a seu cargo a gestão dos perfis nas redes sociais ligados às marcas com que a agência digital portuguesa trabalha. “A Live Content foi a primeira empresa que me contactou após a divulgação do vídeo “Looking for a Job”. Assim que tiveram uma vaga, contactaram-me e acabei por ser contratada”, partilha.
Porém, foi necessário otimismo, dedicação e imaginação para chegar até aqui numa época em que o desemprego jovem tem crescido de forma preocupante, exigindo que se marque “a diferença de forma a chamar a atenção” dos empregadores.
Foi em Outubro do ano passado que a aluna do mestrado em Comunicação Estratégica
publicou no Youtube o vídeo “Looking for a Job”, que alcançou mais de 76 mil visualizações e que dá conta da construção da sua própria página do Facebook em papel e cartolina, desenhada ao pormenor, com todos os seus dados pessoais e profissionais, fotografias, amigos e até uma janela de notificações.
Todo o processo demorou mais de duas semanas e mereceu elogios por parte de muitos utilizadores, que partilharam a história de Sofia nas redes sociais. Porém, e mesmo decorridos vários meses, a questão permanecia: “será que arranjou trabalho?”, perguntavam-se alguns curiosos.
Agora, todos têm, finalmente, a resposta. Para divulgar a boa nova, a jovem decidiu criar um outro vídeo, denominado “I Found a Job” (Encontrei Um Emprego, em português), que em pouco mais de três vídeos já foi visto quase 15.000 vezes.
Novo vídeo publicado por Sofia mostra a versão atualizada da sua página no Facebook com o seu mais recente local de trabalho
Segundo adianta ao Boas Notícias, este novo vídeo não serve apenas “para matar a curiosidade dos milhares de pessoas que viram o vídeo”, mas, acima de tudo, “para passar a mensagem de que na procura de emprego a criatividade ainda conta e é uma grande ajuda”.
“Quero incentivar os jovens que andam à procura de emprego a não desistirem. Existem muitas formas de enviar um currículo de forma original, só precisam de ter uma ideia e concretizá-la”, assegura Sofia, que sublinha a necessidade de cada um se destacar na sua área “dado o número de currículos que chega diariamente às empresas”.
A jovem aconselha ainda que este currículo original seja “associado às redes sociais”. “Se puderem fazê-lo, melhor será o resultado, pois a divulgação é sempre maior e pode chegar mais longe”, justifica, mostrando-se satisfeita por não ter precisado de sair do país para encontrar um lugar para si.
Agradecida pela oportunidade profissional que lhe foi dada, Sofia Mesquita ambiciona que a sua história possa servir de inspiração à criatividade de outros jovens desempregados portugueses. “Espero ser um exemplo para outros jovens nesta situação, tanto eu, como outras pessoas que seguiram o mesmo caminho que eu. E desejo a maior sorte a todos”, remata.
Veja abaixo o vídeo “I Found a Job” de Sofia Mesquita:
Comentários
comentários