A imagem panorâmica mostra as redondezas do local da aterragem, a Cratera Gale, a sul do equador de Marte. Não se pode dizer que seja uma imagem impressionante – o cenário é de pó e terra batida avermelhada – mas este é um passo importante para os especialistas que, através destas imagens a cores, conseguem estudar e perceber “as texturas e os materiais que compõem a superfície marciana”, explica a NASA em comunicado.
A imagem panorâmica foi obtida através da colagem de 130 fotos captadas pelo Curiosity. Nos próximos dias, a agência norte-americana espera receber fotos com mais resolução – de 1.200 por 1.200 pixéis- para obter uma imagem ainda mais detalhada da cratera.
Ontem, a NASA já tinha divulgado o primeiro auto-retrato da sonda Curiosity, em alta resolução, onde se pode ver alguns dos principais instrumentos científicos da missão.
Primeiro vídeo a cores
Na terça-feira passada, a Nasa divulgou o primeiro vídeo – feito com a técnica 'stop motion' – com imagens a cores da chegada a Marte. As imagens mostram os dois minutos e meio finais de descida do veículo ao planeta vermelho, quando o escudo térmico que protegia o jipe foi libertado.
O robô, que deverá ficar em Marte durante dois anos para perceber se o planeta teve condições favoráveis à existência de vida no passado, já tinha enviado fotografias coloridas em 3D.
Este robô é a maior e a mais bem equipada sonda enviada até hoje para Marte. A bordo seguem 10 instrumentos científicos que fazem com que o Curiosity seja 10 vezes mais pesado – quase uma tonelada – e tenha o dobro do comprimento que as anteriores sondas marcianas, a Spirit e a Opportunity, lançadas em 2003.
Clique AQUI para ver a imagem panorâmica e AQUI para ver o auto-retrato de Curiosity e AQUI para ver a galeria com todas as imagens enviadas, até agora, pela sonda.