Apesar de ser consumida há séculos na culinária indiana, a novidade é que ela agora pode ser encontrada em bebidas e até em gomas. A procura cresceu tanto que a substância funcional foi classificada como uma “estrela em ascensão” no Relatório de Tendências Alimentares do Google em 2016, que elenca os termos mais buscados em seu site.
Uma das mais promissoras linhas de produtos é a Curcumin+, da start-up californiana ARYA. Eles patentearam uma fórmula contendo um bioextrato hidrosolúvel com absorção 27 vezes mais maior da curcumina pelo corpo humano que a ingestão do açafrão ao natural, potencializando seus efeitos.
As bebidas possuem nomes de acordo com o uso indicado tais como desporto, energia, imunidade ou brilho. Para completar, há também gomas amarelas, ideais para quem gosta de guloseimas. Os produtos são vendidos pela internet em sites como Amazon e eBay. Os criadores garantem que os docinhos têm sabor a manga e as bebidas vêm em sabores de frutas vermelhas, limão, entre outros. E, o mais importante, não têm sabor de caril. Afinal, por mais que seja saudável, não seria mesmo agradável mastigar tempero quando queremos uma goma para adoçar a boca.
*Artigo escrito em Português do Brasil
O conteúdo Curcumina: a estrela em ascensão do mundo alimentar aparece primeiro em i9 magazine.