O coração de Manhattan, em Nova Iorque, EUA, vai voltar bater mais forte graças à cultura portuguesa. Pela quarta vez, a iniciativa ao ar livre "Summer Night Series" vai promover o cinema, a música, a ciência e as artes plásticas lusitanas.
O coração de Manhattan, em Nova Iorque, EUA, vai voltar bater mais forte graças à cultura portuguesa. Pela quarta vez, a iniciativa ao ar livre “Summer Night Series”, que arrancou esta terça-feira, vai promover o cinema, a música, a ciência e as artes plásticas lusitanas no icónico parque de Union Square.
Trata-se de um evento que integra há quatro anos a programação cultural da cidade de Nova Iorque, “o que mostra o interesse, qualidade e relevância do mesmo”, afirma Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute, responsável pela organização, em declarações à Lusa.
De acordo com Ana Ventura Miranda, “a adesão do público às 'Summer Night Series' tem sido maior de ano para ano”, recebendo uma audiência “bastante diversificada e maioritariamente americana”.
Segundo a dirigente, esta série de espetáculos constitui um acontecimento especial na programação do Arte Institute “por ser um evento na rua, que permite trazer a cultura portuguesa para fora dos espaços convencionais de espetáculos”.
Além disso, acrescenta Ana Ventura Miranda, a iniciativa conta ainda com um “fator surpresa, ao expor os transeuntes nova-iorquinos a um espetáculo de arte pública quando menos esperam, e no meio dos seus hábitos quotidianos”, o que o torna muito eficaz em termos de promoção da adesão do público.
As “Summer Night Series” arrancaram com um espetáculo de arte colaborativa que juntou a música do pianista Renato Diz e a pintura da artista plástica Joana Ricou e prosseguem já no dia 10 com uma mostra de cinema, realizada em parceria com os Bang Awards – Concurso Internacional de Cinema de Animação voltado para as novas tecnologias e para um público integrado nas artes digitais, multimédia, ilustração e cinema de animação.
A iniciativa continua, depois, nos dias 12 e 17 de agosto, com iniciativas relacionadas com ciência e música que terão também lugar no parque de Union Square, antecipa Ana Ventura Miranda.