O congresso conta com o alto patrocínio do Presidente da República, a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, na sessão de abertura e ainda com a participação de 30 investigadores e especialistas na cultura avieira.
Em debate no congresso vão estar temas relacionados com a vida destas populações, como a gastronomia, a arquitetura palafítica das suas habitações, o caráter próprio das migrações dos avieiros, a etnografia, a religiosidade, as embarcações.
Serão ainda abordados os futuros investimentos que o consórcio, composto por mais de 40 entidades públicas e privadas, pretende realizar para criar e recuperar infraestruturas nas aldeias piscatórias avieiras e nas margens do rio Tejo, com o intuito de criar um novo destino turístico ligado à cultura avieira e ao rio.
O congresso irá decorrer entre os dias 7 e 9 de maio e dará lugar a uma homenagem prestada a Maria Micaela Soares, uma das mais antigas investigadoras da cultura avieira e que será também uma das oradoras no congresso.