A vila de Sintra vai servir de cenário, já no próximo mês, ao festival Arabian Days, um "super souk" com os sabores, as cores, as texturas e os cheiros da cultura árabe, que se realiza pela primeira vez entre 13 e 17 de Agosto.
A vila de Sintra vai servir de cenário, já no próximo mês, ao festival Arabian Days, um “super souk” com os sabores, as cores, as texturas e os cheiros da cultura árabe, que se realiza pela primeira vez entre 13 e 17 de Agosto no Largo São Pedro de Penaferrim.
Segundo a organização, a animação será uma constante, com exibições de cuspidores de fogo, malabaristas, leituras de mãos e tarot, tatuagens de henna, massagens, espetáculos de magia e de hipnose – pelo Professor Alexandrino –, para além de passeios de burro e exibições de falcoaria. O premiado escultor Paulo Quaresma vai ainda construir, em areia, um palácio do Aladino e um Aladino com lamparina e génio.
Durante todos os dias do evento, pelas 22.00h, subirão ao palco os mais tradicionais sons árabes em vários espetáculos de dança do ventre, com o bailarino Youssef Batanero e a bailarina Susana Amira, uma mostra de dança egípcia com Emad Selim, um show de cobras e fakir e, no dia 14, uma fusão entre tendências ocidentais e orientais com o trabalho “Virado a Nascente” de Rão Kyao.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, os promotores do evento acrescentam que neste “reino árabe” poderá também provar-se a gastronomia típica, experimentar a famosa shisha ou o tradicional chá de menta e encontrar peças artesanais únicas, entre as quais velas, perfumes, bijuteria, tapetes, mobiliário e candeeiros. Como recordação, o visitante poderá levar o seu nome escrito por um calígrafo árabe.
Para os mais novos, o Espaço Castelo Velho de Alcoutim terá histórias e jogos tradicionais da Dinastia Omíada que, entre outros legados, introduziu o zero na Matemática.
O festival Arabian Days é um projeto da Press Happiness, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. O evento é gratuito para crianças com idade até seis anos e o bilhete para adultos custa três euros por dia, estando também à venda um bilhete livre-trânsito para os cinco dias do certame por cinco euros.