José Avillez, uma das grandes referências da cozinha em Portugal e dono do primeiro restaurante Lisboeta a receber duas estrelas Michellin, foi entrevistado para uma reportagem da CNN e para a série de televisão ?Culinary Journeys?.
José Avillez, uma das grandes referências da cozinha em Portugal e dono do primeiro restaurante Lisboeta a receber duas estrelas Michellin, foi entrevistado para uma reportagem da CNN no âmbito da série de televisão “Culinary Journeys”.
A reportagem, dividida em três vídeos no site do canal norte-americano, acompanha Avillez no seu restaurante Belcanto e a navegar de barco pelo Atlântico, donde provém a maioria dos ingredientes que usa no seu restaurante.
Para além de descrever a sua comida e o processo culinário, Avillez partilha com a CNN detalhes da sua vida pessoal. "Às vezes gostava de estar sozinho na cozinha; de cozinhar num sítio em que ninguém me conhece", confessa.
Parte da entrevista aborda a sua vida quando jovem e o seu início na arte culinária no restaurante El Bulli, perto de Barcelona. Foi aqui que despertou o seu interesse pela revolução culinária chamada cozinha "molecular".
"Foi quando comecei realmente a pensar fora da caixa", comenta. "Quando eu iniciei minha carreira há 16 anos atrás, após tirar uma licenciatura em gestão, ninguém na minha família queria que eu me torna-se um chef. A profissão era desprezada, com pouco status e nenhuma celebridade."
Nos dias de hoje a situação já não é a mesma e José Avillez, com os seus seis restaurantes, quatro livros de receitas, dicas diárias no rádio e uma série de TV, sabe disso melhor do que ninguém.
Para ver a reportagem completa pode consultar o website da CNN.