por Leonor Pinto Serra, médica de Medicina Geral e Familiar
Aproxima-se o bom tempo e, com ele, altura de férias e de viajar! Se pensa fazer uma viagem para o estrangeiro, planeie-a antecipadamente. Tenha em conta que poderá expor-se a novas condições ambientais e a doenças que não existem no nosso país.
Preparar a viagem
– Vacine-se! Algumas vacinas apenas são dadas nos centros de vacinação internacional, pelo que é aconselhável que vá à Consulta do Viajante, onde também serão dados conselhos e esclarecidas todas as dúvidas que possa ter. Também o seu médico de família o poderá informar, de acordo com o seu destino e tipo de viagem.
– A malária é uma doença infeciosa muito disseminada transmitida por mosquitos. Como não há vacina, pode ser necessária terapêutica profilática.
– Leve uma lista com o seu historial médico (tipo de sangue, doenças, medicação habitual, alergias, contacto de emergência).
– Na maioria das vezes, os percalços em viagem podem ser resolvidos com medicação que temos em casa. Leve um kit médico de viagem: leve analgésicos, anti-inflamatórios, anti-diarreicos, anti-histamínicos, sais de rehidratação oral, repelente, protetor solar, pensos rápidos, desinfetante, termómetro, preservativos…
Em viagem
-Tenha cuidado com os alimentos e bebidas! A diarreia é a doença mais frequente em viagens internacionais, pelo que devem ser tomadas várias medidas preventivas: beba apenas água engarrafada aberta na sua presença; recuse gelo nas bebidas; evite beber refrigerantes diretamente da lata; evite consumir alimentos de rua e que tenham sido expostos ao ar, prefira alimentos devidamente cozinhados e consuma-os logo após a sua confeção; descasque sempre a fruta; não consuma leite ou derivados que não sejam pasteurizados.
– Cuidado com a exposição solar: evite exposições prolongadas, especialmente entre as 11h e 16h; proteja-se com chapéu, óculos de sol e cremes de proteção solar; mantenha-se hidratado.
– Cuidado com os mosquitos: cubra a pele com roupa leve e colorida; use sempre repelente de insetos à base de DEET; utilize rede mosquiteira e inseticidas se ficar instalado em habitação sem ar condicionado.
– Cuidado com as doenças infeciosas como a SIDA ou a Hepatite B. Se tiver contactos sexuais, use sempre preservativo.
-Se fizer mergulho durante a viagem, lembre-se que só deverá voar 24h depois.
Após o regresso, recorde-se que algumas doenças podem manifestar-se tardiamente. Se se sentir mal ou tiver febre, recorra ao seu médico de família e informe-o da viagem realizada.
Agora que está preparado, faça uma boa viagem e traga boas recordações!