O livro “Crónicas de Uma Alma Despida” retrata a vida de uma mulher, mãe e divorciada onde são descritos vários cenários comuns a muitos, desde encontrar uma posição de igualdade numa sociedade ainda machista até à visão mais alargada do Amor em cada trama da vida, tal como a morte, a violência ou o desfecho de relacionamentos.
A autora expõe nesta obra experiências de vida profundamente íntimas, que partilha com todos aqueles que de alguma forma, sentem mais esperança por se confrontarem com situações semelhantes nas suas trajetórias de vida.
Joana Tomás Pereira nasceu a 17 de Fevereiro de 1976 na cidade do Porto. Licenciou-se em Gestão de Marketing e trabalhou durante alguns anos nas áreas da banca e publicidade. Inverteu a sua profissão após o nascimento dos seus dois filhos, aos quais passou a dedicar grande parte da sua vida. O Matias e o Diogo fizeram-na despertar para um maior interesse sobre qual o papel do Ser Humano. Dedicando-se, então, a uma análise profunda da abordagem sobre si mesma e de qual a razão da Existência.
Nos últimos seis anos viajou com o intuito de frequentar vários workshops, de forma adquirir conhecimentos que a permitam ter uma vida mais plena, feliz e desperta para a sabedoria do que é viver. Conquistou assim, uma visão mais positiva e alargada sob os problemas e causa dos diversos sofrimentos que se abatem sobre a Humanidade.
Desde a adolescência que tem por hábito escrever, mais do que falar. Talvez por isso passe parte dos seus dias entre palavras. Foi cronista semanal no PTJornal e articulista no Blog Mil Razões, projeto com grande expressão para um público vítima de tentativa de suicídio.