Segundo um comunicado da ViniPortugal, o especialista britânico esteve uma semana em Portugal, em Fevereiro, para degustar 500 vinhos nacionais dos quais escolheu 50 para apresentar em Londres.
Conhecido pela sua participação no programa da BBC1’s Saturday Kitchen, transmitido na BBC, Olly Smith tem-se dedicado a degustar vinhos portugueses procurando elaborar uma seleção que demonstre o talento e o caracter único dos vinhos portugueses.
Best Value é o tema da edição deste ano dos 50 melhores, pelo que Olly Smith procurou ainda sugerir boas compras, isto é vinhos com uma excecional relação qualidade preço, com preços entre as 7 e as 30 libras inglesas.
Citado no comunicado da ViniPortugal, o crítico considera que “os vinhos portugueses têm muito potencial para conquistar os consumidores britânicos, que nesta altura estão ávidos de novos sabores em termos gastronómicos, com os quais os vinhos portugueses poderão harmonizar e evidenciar-se pela excelente relação entre qualidade e valor”.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “este tipo de iniciativas como a dos “50 melhores vinhos portugueses”, tem tido um elevado impacto, que se deve ao facto de se tratar de uma seleção efectuada por quem se encontra no mercado e compreende melhor o que os consumidores procuram”.
“Se essa personalidade, para além de ser um especialista ou um enófilo, for uma personalidade de elevada notoriedade, como é o caso de Olly Smith, julgamos que o impacto será ainda maior. São os líderes de mercado, e não nós, quem seleciona e esse é um factor muito importante”, sublinha.