No Dia Nacional do Pijama, que se celebra a 20 de Novembro, mais de 65 mil crianças, até aos 6 anos, irão de pijama para o jardim-de-infância ou creches espalhados pelo país para alertar para a necessidade de mais famílias de acolhimento.
No Dia Nacional do Pijama, que se celebra a 20 de Novembro, mais de 65 mil crianças com idades até aos 6 anos irão de pijama para o jardim-de-infância ou creches espalhados pelo país. Com esta iniciativa, a associação Mundos de Vida pretende chamar a atenção para a necessidade de aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal.
As crianças terão, assim, a oportunidade de viver um experiência diferente através de atividades divertidas criadas, especificamente, para este dia. Tudo isto de pijama – um símbolo de conforto e aconchego.
Em declarações à Lusa, a organização deste projeto explica que este dia “será para os mais pequenos lembrarem à gente grande que uma criança deve crescer numa família”.
A associação relembra que, em 2011, cerca de nove mil crianças estavam em instituições e que apenas 5% foram reencaminhadas para famílias de acolhimento, pelo que esta ação se reveste de grande importância.
“Tão importante como criar uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade é sensibilizar todo o país para o direito de cada criança crescer numa família, enquanto não pode regressar para junto dos seus pais”, salienta a instituição.
Os estabelecimentos de ensino que aderirem a esta causa vão receber um livro infantil, de grande formato, criado especialmente para esta iniciativa. O livro contém ilustrações de Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, atribuído pelo ministério da Cultura.
Na mesma data comemora-se a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, documento onde estão assegurados os direitos fundamentais das crianças, adotado pela ONU em 1989 e ratificado em Portugal no ano seguinte.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]