Mason Lewis, de 4 anos, foi submetido a uma operação de transplante de pulmão no hospital Great Ormond Street, em Londres – o maior centro de transplantes cardiotorácicos no Reino Unido e um dos maiores na Europa.
A criança sofria de hipertensão pulmonar desde o nascimento e, segundo afirmou uma das médicas do hospital, Helen Spencer, à BBC, “teve muita sorte” em conseguir um dador e tão depressa.
A criança explicou que a criança reagiu bem à operação e os ecocardiogramas revelam que a após o transplante a pressão que a Mason sofria no coração foi aliviada.
Um dos cirurgiões que operou o menino salientou que “a intervenção é a mesma que se faz a um adulto, mas requer mais precisão e delicadeza”.
Os pais da criança dizem que a decisão de operar Mason foi “fácil” e que a criança tem muito mais energia agora, pelo que ficam “eternamente gratos” à equipa de cirurgiões.
Apesar de os órgãos transplantados terem uma duração estimada de sete anos apenas, Helen Spencer diz que espera que no futuro esta cirurgia possa “trazer esperança” a pacientes como Mason.
Clique AQUI para aceder ao comunicado oficial do hospital Great Ormond Street e saber mais sobre esta intervenção cirurgica inédita.