Surgiu no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) o primeiro laboratório de mobilidade elétrica do país e um dos poucos da Europa. Esta infraestrutura vai permitir testar, em ambiente quase real, hardware e software avançado para gestão e controlo de redes de mobilidade elétrica.
Os fabricantes portugueses de tecnologia no sector elétrico passam a ter, assim, em terreno nacional, um laboratório com capacidades para desenvolver, testar e validar tecnologia de ponta e com potencial de exportação.
O Laboratório de Micro-Redes e Veículos Elétricos nasceu do projeto “Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos” (REIVES) e tem como objetivo desenvolver soluções a nível de transporte que possibilitem a existência de uma rede nacional mais ecológica.
Neste momento, o laboratório – que é pioneiro em Portugal e um dos únicos na Europa – já está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de microgeração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos elétricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica.