A família de hipopótamos-pigmeus do Jardim Zoológico de Lisboa ganhou um novo membro: a pequena Lana, que está a encantar os tratadores e os visitantes.
A família de hipopótamos-pigmeus do Jardim Zoológico de Lisboa ganhou um novo membro, que está a encantar os tratadores e os visitantes. A pequena Lana é a segunda cria do casal reprodutor da espécie do parque zoológico, tendo a sua irmã sido transferida para o Faruk Yalcin Zoo, na Turquia, em 2011.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Zoo explica que “este nascimento representa uma evolução importante na espécie”, uma vez que se trata de uma espécie vulnerável, em especial devido à destruição do seu habitat e da caça ilegal.
As crias de hipopótamo-pigmeu são amamentadas até aos oito meses e atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade. O período de gestação é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria, excecionalmente duas, esclarece o Jardim Zoológico.
Os hipópotamos-pigmeus são em quase tudo idênticos aos hipopótamos, mas têm dimensões muito mais reduzidas: o peso médio destes animais varia entre os 160 kg e os 270 kg, ao passo que os hipopótamos pesam, por norma, cerca de 3200 kg. As patas são mais compridas, enquanto os quatro dedos são mais esguios e apresentam pequenas membranas interdigitais.
Além disso, são animais solitários e, quando se sentem em perigo, abandonam o interior da floresta – onde normalmente habitam – refugiam-se na água, sendo mais ativos durante a noite.