Paulo Tourais, presidente da Junta, explicou à Lusa que, apesar de as vacinas serem prescritas pela maioria dos médicos, estas “não estão integradas no Programa Nacional de Vacinação, pelo que não contam com qualquer comparticipação por parte do Estado”.
Devido às dificuldades financeiras da população, “o abandono da vacinação é cada vez mais marcante”. Segundo o autarca, esta é apenas “uma gota no oceano”
Paulo Tourais explica que muitas famílias têm “dificuldades financeiras e para o incentivo à fixação da população, mas surge como um “sinal de apoio às famílias”. Por outro lado, o projeto fomenta a entrega de resíduos para reciclagem.
Como apoio a esta iniciativa, os residentes do Ferro residentes “já avisam quando encontram alguma coisa abandonada ou sugerem aos proprietários que entreguem os resíduos, para ajudar o programa de apoio às famílias”.
A Junta de Freguesia dispõe de um serviço de recolha gratuita de sucatas e resíduos de grande porte que, posteriormente, vende a entidades de reciclagem licenciadas pelo Ministério do Ambiente.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]