Inserido no Parque Alexandre Aibéo (junto ao estádio Santos Pinto), o Jardim Botânico estende-se por uma área de 12 mil m2 e reúne uma vasta diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, bem como das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África.
Com vários percursos pedonais, o jardim apresenta quase 100 espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, árvores de fruto, faias, ginkgo, cedros, abetos, teixos, giestas e sequóias, diz a autarquia em comunicado.
O novo espaço pedagógico e de lazer contempla ainda uma infraestrutura de apoio com receção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.
Parque Florestal requalificado
No mesmo dia, a Câmara da Covilhã reinaugura o Parque Florestal, localizado na encosta da Serra da Estrela, que foi requalificado oferecendo uma nova zona de lazer com equipamento e mobiliário urbano em madeira, campo de jogos, parque infantil, anfiteatro, coreto, áreas de merendas com quiosque e bar, sanitários, bebedouros e ecoponto.
As espécies arbóreas ali existentes foram preservadas, criando percursos pedonais de fácil acesso ao parque, com calçadas de granito, miradouro e parque de estacionamento para automóveis e autocarros turísticos.
Após as inaugurações, haverá lugar a uma largada de balões, insufláveis infantis e uma sardinhada aberta a toda a população que será acompanhada com animação musical, arraial popular e atuação dos grupos musicais Filarmónica Recreativa Carvalhense, Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio, Dança Jazz Melo, Trovas ao Luar, Toca a Bombar e Trio Vitor Costa.