A Covilhã vai receber, este mês, o Snowboard Urban Festival, um dos mais ambiciosos eventos desportivos de neve internacionais.
A Covilhã vai receber, este mês, o Snowboard Urban Festival, primeiro circuito de snowboard da Península Ibérica. Este é um dos mais ambiciosos eventos desportivos de neve e vai ser organizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), sediada naquela cidade, em parceria com um dos clubes pioneiros do snowboard em Espanha e a Federação Andorrana de Esqui.
O anúncio foi feito no site oficial da autarquia, que acrescentou que a prova que decorrerá na Covilhã conta para o Campeonato do Mundo de Snowboard e para as Olimpíadas. Segundo o município, “esta é a primeira vez que uma competição da Federação Internacional de Esqui tem lugar em Portugal”.
A realização da prova “surge no âmbito do Iberic Snowboard Tour, que reúne na Covilhã a 25 de Fevereiro e em Andorra a 17 de Março”. O evento terá lugar no Jardim do Lago, onde será colocada uma plataforma própria para o efeito, e acolherá “alguns dos melhores snowboarders europeus, determinados a participar nos Jogos Olímpicos de Inverno” de 2014.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal frisou que este é “um marco histórico”, esperando-se a presença de 70 atletas e um total de 5.000 pessoas. Pedro Farromba explicou que o programa estará dividido em duas provas, uma para os 50 snowboarders estrangeiros e outra para os nacionais.
“Os três primeiros classificados na competição para portugueses têm acesso à outra prova. Esperemos que os nossos snowboarders consigam bons resultados”, disse o dirigente da FDIP, referindo-se à segunda etapa da competição, que será disputada em Andorra.
[Notícia sugerida por José Moreira]