Terminando no Dia da Criança e no Dia Nacional do Sobreiro, o certame dará “grande ênfase” às visitas de escolas, com envolvimento dos alunos em programas e atividades ligadas ao sobreiro e à cortiça, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Coruche.
Dionísio Mendes referiu ainda que a feira prossegue o objetivo de divulgar outros usos da cortiça para além dos tradicionais, sobretudo nas áreas da moda, do design, das artes e da construção civil.
Uma vez que 2011 é o Ano Internacional das Florestas, o evento visa aliar a promoção do setor à divulgação das boas práticas ambientais e sustentabilidade ecológica na exploração do montado.
Além de painéis de caráter científico dedicados a profissionais, a programação inclui workshops de culinária associados aos sabores do montado, atividades de natureza (como balonismo e passeios no montado), um desfile de moda e a reunião da comissão executiva da Rede Europeia de Territórios Corticeiros (Retecork), entre outras iniciativas.
As exportações de cortiça cresceram 11% nos primeiros dois meses de 2011 face ao período homólogo do ano passado. O setor emprega milhares de pessoas no concelho de Coruche.